Logo Nardini
Você está em: Página Inicial > Notícias > Hospital Nardini > Hospital Nardini conquista 4º prêmio consecutivo de sustentabilidade
Hospital Nardini conquista 4º prêmio consecutivo de sustentabilidade
Você está em: Página Inicial > Notícias > Hospital Nardini > Hospital Nardini conquista 4º prêmio consecutivo de sustentabilidade Imprimir E-mail RSS
Seg, 19 de Setembro de 2016

Desde 2013 o Hospital Nardini tem suas iniciativas sustentáveis premiadas no Seminário Hospitais Saudáveis (SHS), que em 2016 chegou à nona edição. O evento, que aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro no Hospital Sírio-Libanês, na Capital, é organizado anualmente em parceria com a organização internacional Saúde Sem Dano e a Secretaria de Estado da Saúde. Este ano o Nardini foi reconhecido pela ação de descarte adequado de lâmpadas fluorescentes a partir da verba gerada pela venda de material reciclável. Foram premiadas 40 unidades de Saúde de todo o País que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) e a rede privada.

Entre 2013 e 2016 o hospital deixou de mandar ao aterro sanitário 60 toneladas de materiais como papel, plástico e papelão. Com a venda da coleta, que garante mensalmente cerca de R$ 300, o hospital custeia a destinação adequada das lâmpadas junto à empresa especializada no tratamento e descarte seguro do material. O setor de Controle de Risco Hospitalar e Ambiental do hospital monitora as ações mediante envio de relatório mensal e certificados. Entre agosto de 2015 e de 2016 o hospital descartou de forma sustentável 3.700 lâmpadas.

A lâmpada fluorescente tem grande potencial poluidor e impactante ao meio ambiente e à saúde humana. Caso seja quebrada, causa a liberação de mercúrio, substância altamente nociva que pode levar à intoxicação. Se o vapor for inalado por quem a manuseia pode provocar graves problemas respiratórios. Com isso, a iniciativa agregou proteção à saúde do trabalhador e redução do impacto ambiental. Hoje, com o fluxo estabelecido e divulgado na instituição, as lâmpadas inservíveis têm local próprio e organizado para armazenamento.

“Com o engajamento das ações de promoção à saúde ambiental no hospital podemos demonstrar a importância do setor da saúde estar envolvido com as questões ambientais. Tais ações nos permitem reverter o aumento na carga de doenças por causas ambientais e apresentar a oportunidade de contornar a escalada de custos na assistência”, comenta a responsável pelo setor de Controle de Risco Hospitalar e Ambiental da unidade, Ecimara dos Santos Silva.

Entre outras ações sustentáveis recentemente desenvolvidas no hospital estão o controle interno da qualidade da água; a reciclagem dos resíduos gerados pelas obras (pronto-socorro e maternidade) e dejetos ferrosos de infraestrutura; a substituição inicial das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas LEDs e a elaboração do Plano de Educação Ambiental.

ADESÃO À REDE – Em 2013, para aderir o Projeto Hospitais Saudáveis (PHS), o hospital optou por assumir e desenvolver nove objetos que compõem a Agenda Global Hospitais Verdes e Saudáveis. Várias iniciativas já foram consolidadas e outras constam no Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviço de Saúde da instituição.

No seminário deste ano, os hospitais membros do PHS aderiram ao “Desafio 2020 – a Saúde pelo Clima”, que tem como objetivo mobilizar organizações de saúde de todo o mundo a implantar ações efetivas de redução na emissão de gases de efeito estufa, como o carbono.




Compartilhe:
Mais...
Comentários (0)
 

Hospital Nardini

Rua Regente Feijó, 166 - Vila Bocaina - Mauá - SP - CEP 09310-640 - VER MAPA

Fone (11) 4547 6999

Logos

Website by: Plyn!