Logo Nardini
Você está em: Página Inicial > Notícias > Hospital Nardini > Nutrição Enteral
Nutrição Enteral
Você está em: Página Inicial > Notícias > Hospital Nardini > Nutrição Enteral Imprimir E-mail RSS
Sex, 07 de Janeiro de 2011

Hospital Nardini-FUABC reformula a rotina de nutrição enteral.

Mais higiene e menos desperdício ajudam pacientes.

O Hospital Dr. Radamés Nardini-Fundação do ABC, de Mauá, adotou em agoasto de 2010 a rotina de nutrição enteral em sistema fechado, que proporciona menos risco de contaminação bacteriana, além de agilidade e racionalidade no trabalho da equipe de nutrição e de enfermagem. Agora, a nutrição enteral, antes manipulada, chega ao hospital por meio de laboratórios que trabalham com linha de suporte nutricional, como Nestlé, Support e Fresenius, em embalagens de alta tecnologia, hermeticamente fechadas e prontas para uso.

A dieta enteral é fornecida na forma liquida por meio de uma sonda que, colocada no estômago ou intestino. Assim, é possível fornecer os nutrientes que o paciente necessita independente da sua ajuda, fome ou vontade de comer. A alimentação por sonda é usada quando, por alguma razão, o paciente está impossibilitado de ingerir alimentos.

O Assessor Técnico e Especialista em Nutrologia do Hospital Nardini-FUABC, dr. José Antonio Solto Tiveron, explica que é fundamental tratar quem está hospitalizado com medidas de apoio nutricional e com máximo de cuidado. “O estado nutricional prejudicado eleva o risco de complicações e piora a evolução clínica dos pacientes, aumentando, assim, o número de dias de internação”. Destaca ainda que, no caso do sistema fechado, a administração é feita por meio de bomba de infusão, que controla a dose e a velocidade do gotejamento.

Vantagens: Dr. Antonio Tiveron enumera algumas vantagens do sistema fechado, entre as quais a facilidade de estocagem (não precisa ser armazenado em geladeira) e a possibilidade de o produto ser infundido, segundo informações de cada laboratório, em até 48 horas (em sistema aberto, a infusão deve ser feita em até 6 horas). Há também como pontos positivos o sistema ser interrompido com segurança, desde que tomados todos os cuidados de higienização das conexões e do manipulador, além da redução de custos hospitalares, pois evita desperdício.

A equipe de enfermagem do hospital municipal de Mauá participou de todo o processo de mudança de rotina e recebeu, inclusive, treinamento específico para terapia de nutrição enteral.

A superintendente do Nardini-FUABC, Dra. Vânia Barbosa do Nascimento, está preparando a documentação necessária para solicitar o credenciamento do serviço junto à Secretaria Municipal de Saúde e Ministério da Saúde. Com isso, haverá a possibilidade de o Nardini receber mais recursos do governo federal.

Além disso, o hospital dispõe de Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional (EMTN), composta por médicos, nutricionistas, enfermeiros e um farmacêutico. Essa equipe prevê a gestão da qualidade global na assistência ao paciente, por meio da avaliação contínua e individualizada, sendo possível identificar e resolver problemas, bem como detectar precocemente doentes com comprometimento do estado nutricional, melhorando a resposta ao tratamento da patologia de base, diminuição do tempo de permanência hospitalar e dos custos com o tratamento.

A atuação da equipe visa também à realização de pesquisas na área, buscando aprimoramento técnico e contribuindo com o científico.

Informações à Imprensa:

- Hospital Nardini: Thiago Paulino (11) 7764-9470.


Compartilhe:
Mais...
Comentários (0)
 

Hospital Nardini

Rua Regente Feijó, 166 - Vila Bocaina - Mauá - SP - CEP 09310-640 - VER MAPA

Fone (11) 4547 6999

Logos

Website by: Plyn!